quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Terapia - Meu Novo Alicerce Emocional


Quando me falavam para procurar um psicólogo - sim, a minha ansiedade e angústia eram visíveis - sempre rejeitava a idéia pois sempre tive um pouco de preconceito com tratamentos mentais - como eu pensava antes. Achava que esses tratamentos eram para pessoas fracas, que não conseguiam guiar suas próprias vidas, que era coisa de louco e que eu não precisava desse tipo de auxílio para resolver os meus problemas.
Mas no ápice da minha angústia e do meu sofrimento emocional comecei a cogitar essa idéia. Então iniciei minhas pesquisas sobre os tipos de terapia e os profissionais na área. Ao longo das minhas pesquisas achei excelentes artigos sobre quando e o porque de se procurar uma terapia. E percebi que... Eu precisava urgentemente de ajuda profissional. E os principais motivos para se procurar uma terapia, eu me encaixava em todos. Vou explanar alguns deles:
  • Quando as coisas se confundem;
  • Quando a infelicidade parece ser maior do que podemos suportar;
  • Quando cremos que o destino nos prega peças;
  • Quando nos sentimos vítimas das situações que nos envolvem;
  • Quando nos sentimos excessivamente queixosos;
  • Quando sentimos desconforto emocional, parecendo que não está bom;
  • Quando não percebemos que podemos OPTAR.
Esses são apenas alguns dos motivos, e em todos eu me encaixava. E, nesse momento eu percebi que eu realmente tinha uma ESCOLHA. E eu decidi lutar pela minha felicidade, afinal a vida é tão curta para nós vivermos afogados em tristeza eternas. Bom, mas eu sabia que não conseguiria e, quase que como um anjo em minha vida, cheguei até a minha psicóloga Gabriela.
Imagine a minha angústia na nossa primeira sessão. E, quem me conhece sabe, eu tenho muita dificuldade de me abrir com desconhecidos. Mas ela tirou mais do que palavras de mim, eu chorei. Um choro de desespero, medo e ansiedade para sair daquele buraco em que eu me enfiei.
Ela me explicou que o caminho seria longo e as minhas melhoras dependeriam somente de mim mesma. Que ela estaria ali para me fazer as perguntas certas mas eu deveria respondê-las sozinha. E por último me explicou que seria um caminho árduo, no qual muitas pessoas desistem. Mas eu estava - e ainda estou - disposta a mudar, a lutar pela minha auto-descoberta e reencontrar minha paz interior.
Após um pouco mais de um mês, e cinco sessões, eu começo a conseguir olhar a minha vida de um outro ângulo. Não ainda não tomei nenhuma grande decisão, mas estou conseguindo colocar para fora todo aquilo que estava me consumindo.
Por isso, eu digo e repito a terapia se transformou no meu novo alicerce emocional. No meu outro alicerce emocional, pois nada me dá mais vontade de continuar seguindo e lutando do que meu filho.
Em minhas próximas postagens vou explicar o que me fez chegar ao fundo do poço, o poço que eu mesma criei.

*Uma dica, se você sente algum desses sintomas acima mencionados, e ainda se sente inibido ou constrangido de procurar ajuda profissional, procure um amigo. Nada melhor do que falar dos nossos "problemas" para conseguir ver a nossa situação de um outro ângulo para amenizar nossa dor.
É isso aí!
Beijinhos e um abraço bem apertado e acalentador!!!
Enjoy!!!

2 comentários:

  1. Prima estou muito feliz com suas atitudes para melhorar seu ser...estamos juntas nessa luta...em busca da felicidade interior...te amooooo...bjus

    ResponderExcluir
  2. Com certeza prima... juntas sempre. Na alegria e na tristeza. Obrigado pelo coomentário.
    Bjaum!!!

    ResponderExcluir